(81) 3428-5985 factor@factorsaude.com.br

Blog

10 de abril de 2017

Informativo: Roedores

Quem gosta da presença de roedores?

Mas você sabia que na maioria das vezes somos nós mesmos que abrimos a porta para estes pequenos seres indesejáveis?

Existem 4 situações básicas que devemos nos lembrar e executar para minimizarmos ao máximo a presença desta praga: são os 4 As: ÁGUA, ALIMENTO, ABRIGO E ACESSO.

São medidas de manipulação ambiental necessárias que devemos adotar como: vedar frestas existentes (que servem como tocas ou acesso), canos de esgoto quebrados, tampas de caixas de inspeção da rede de esgoto quebradas, lixo exposto, aberturas nos telhados…devemos nos lembrar que para os roedores entrarem em nosso estabelecimento, indústria, residência, estes tiverem ou estão tendo ACESSO!!!

Colocar só o raticida é tratar o efeito e não a causa. É necessário que seja feita uma investigação para detectarmos a CAUSA (por onde eles estão entrando).

Existem 3 tipos de roedores que consideramos pragas urbanas:

  • Rato de telhado (que anda pelos fios, calhas elétricas…)
  • Ratazana (que vem do esgoto, vaso sanitários e ralos)
  • Catita (pequeno roedor que gosta de ficar em equipamentos, motores de freezers, fogões…).

Faça sua parte

Barreiras físicas são medidas bastante eficazes para o controle dos roedores.

Fique atento para as aberturas sob as portas, os canos abertos, as caixas de inspeção da rede de esgoto com a tampa quebrada, etc. Se o seu estabelecimento tiver com não conformidades deste tipo pode se preparar: é roedor na certa!!!!

Principalmente na estação chuvosa, onde o acúmulo de água sobe e estes roedores são desalojados do seu ambiente natural.

Fique atento também para o RECEBIMENTO. Receber mercadorias com ninhadas de roedores é bastante comum e lembre-se: TENHA OLHAR CLÍNICO no recebimento.

Não abra a porta do seu estabelecimento para os roedores!!!

Faça a sua parte!