Informativo: CIP
Você sabe realmente o que significa CIP?
CIP é o Controle Integrado de Pragas que é implantado pelas empresas controladoras de pragas, de acordo com as Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos (BPF).
Este Conceito CIP visa tratar não somente o problema, a ocorrência de pragas com aplicação de inseticida ou raticida, mas sim, implantar e implementar o conceito de INTEGRAÇÃO da FACTOR com você cliente.
Isso implica num menor índice e risco de contaminação do ambiente, pessoas e produtos acabados ou matérias primas, bem como a utilização racional do inseticida ou raticida.
Tratar a ocorrência somente com veneno é o tratamento do EFEITO, repassar ao cliente as medidas que ele deve adotar para minimizar o acesso, o abrigo, o alimento disponível e a água às pragas é a forma que temos de tratar a CAUSA.
A integração desses dois fatores darão um resultado satisfatório no Controle Integrado de Pragas (CIP).
Medidas de Manipulação Ambiental:
Dividimos as medidas de manipulação ambiental em: Barreiras Físicas (o que barra, empata e/ou impede o acesso, o abrigo das pragas) e Higiene e Ordenação (é a parte de limpeza e organização do ambiente). Esses processos fazem parte do programa de BPF (Boas Práticas de Fabricação) e estão inclusos nas auditorias de qualidade, de segurança alimentar, nas vistorias e fiscalizações dos órgãos competentes, principalmente pela Vigilância Sanitária.
Exemplos de Barreiras Físicas: telar janelas, consertar canos e caixas de esgoto quebrados, colocar batedor nas portas, vedar frestas… tudo que serve de acesso e abrigo para as pragas.
Exemplos de Higiene e Ordenação: lixeira com tampa, não acumular avarias, PVPS, limpeza do local adequada, limpeza de gôndolas, descartar adequadamente produtos impróprios (não deixá-los expostos).
Conceito básico do Controle Integrado de Pragas:
• Vistoria Técnica e Informação;
• Medidas de Manipulação Ambiental;
• Monitoramento.