Informativo: Baratas
A barata é um inseto muito presente no meio urbano de hábito noturno, seu habitat: locais quentes e úmidos, as redes de esgoto, terrenos abandonados, locais com lixo e sujeira, frestas, caixas… Estão sempre em busca de restos de alimento. Costumam ficar escondidas durante o dia, momento em que descansam.
O corpo da barata é oval, achatado e de cor escura. A maioria das espécies possuem seis pernas, um par de asas e duas antenas. Estes insetos são hospedeiros de várias bactérias, fungos, vermes, vírus e protozoários, podendo transmitir doenças aos seres humanos. O contato com as fezes de barata pode ocasionar reações alérgicas em algumas pessoas.
Faça sua parte
Controlar baratas não é unicamente o tratamento químico. Algumas medidas, quando adotadas, podem até resolver o problema de infestação da praga, como:
- Vedar frestas e buracos, principalmente em cozinhas;
- Vedar as caixas de gordura e de esgoto e higienizá-las de seis em seis meses
A limpeza do ambiente é fundamental para um resultado satisfatório no controle das baratas. Lembre-se que as baratas chegam aos locais, em busca de alimentos. Nem sempre são alimentos sadios, sim de resíduos ou acumulo de sujidades.
- Armazenar o lixo em lixeiras secas, limpas e bem tampadas e retirá-lo diariamente;
- Priorize a limpeza do ambiente.
As baratas não estão estritamente associadas a nenhuma doença transmissível ou epidêmica, mas podem disseminar certas bactérias patogênicas através de suas patas e corpo, provocando assim de forma indireta, problemas de saúde aos humanos. Podem também conter certos protozoários dentro de seu corpo que, eventualmente, possam ser causadores de algumas doenças.
BPF: Boas Práticas de Fabricação.
- Medidas de higiene no ambiente são fundamentais para o controle das baratas (pergunte-se: o que está atraindo as baratas?)
- Barreiras físicas são essenciais (pergunte-se: por onde elas estão entrando?)
- Se o seu lixo estiver exposto ou acumulado, ele está atraindo as baratas.